União Cristã Evangélica

de Militares e Servidores Civis

em Segurança Pública no Estado de Goiás

Assistência Religiosa no Corpo de Bombeiros Militar de Goiás

Assistência Religiosa no Corpo de Bombeiros Militar de Goiás

No ano de 2016 foi celebrado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás, em parceria com a Fundação Dom Pedro II e a Aliança Pró Capelania Militar Evangélica do Brasil – ACMEB, o Termo de Parceria para prestação de assistência religiosa aos fiéis evangélicos e demais interessados, integrantes do CBMGO e respectivos familiares.

Por meio deste importante ajuste foi possível efetivar o Projeto de Assistência Religiosa do Corpo de Bombeiros Militar, denominado PROARE, que atualmente segue com suas atividades estruturadas no âmbito da Academia Bombeiro Militar, organizadas periodicamente conforme o Quadro de Trabalho Mensal, cujas atividades principais são:

1) Mensagem do Capelão à Tropa: atividade realizada durante a Formatura Matinal das segundas-feiras, a qual consiste numa breve saudação pastoral onde o Capelão chama a atenção dos ouvintes para algum atributo da área afetiva ou tema relacionado à Espiritualidade no Ambiente de Trabalho (EAT). Visa levar a Tropa a refletir sobre a relevância dos valores morais, éticos e espirituais no contexto da vida do militar, além de encorajar os ouvintes no enfrentamento dos desafios da vida. A duração da atividade é de 10 minutos. Sempre que possível, inclui oração ou prece em favor das atividades semanais.

3) Aconselhamento Pastoral: atividade que visa prestar atendimento espiritual aos Bombeiros Militares, funcionários civis e respectivos familiares, a título de ajuda, tendo em vista o enfrentamento dos problemas da vida.  O Aconselhamento Pastoral pode ser individual ou em grupo, conforme cada caso. Os agendamentos são feitos para quartas-feiras, entre o período das 18 e 20 horas.

4) Culto Evangélico: atividade religiosa que inclui leitura da Bíblia, cânticos, pregação, orações, testemunhos edificantes e outras formas utilizadas nas Igrejas Evangélicas. O Culto Evangélico celebrado no CAEBM possui um caráter interdenominacional e inclusivo. São convidados a participar do culto bombeiros militares, funcionários civis e respectivos familiares, evangélicos e demais interessados. O convite é extensivo a todas as OBMs do CBMGO, e acontece no segundo sábado de cada mês, das 9 as 10 horas e 30 minutos.

 

5) Encontro Temático: atividade que consiste na abordagem de assuntos do interesse dos assistidos de um modo geral, tais como: Família, Educação Moral, Ética Militar, Prevenção e Enfrentamento de vícios, outros afins. Este encontro acontece com todo o corpo de alunos, durante a primeira aula da 3º quarta-feira do mês.

Os trabalhos são conduzidos pelos capelães voluntários cadastrados no PROARE, e contam também com o fundamental apoio da União Cristã Evangélica de Militares e Servidores Civis em Segurança Pública no Estado de Goiás – UNICRISTO.

Veja algumas fotos do evento: